Escolha a
Cidade:

ss
Login
Esqueci a senha

O que você faz

Transforma o mundo.


Voltar

Notícias



01/08/2017 | 28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado



Sem remuneração ou qualquer vantagem material em troca, trabalhos que exigem dedicação, amor e horas de semanas em que elas, muitas vezes, faltam por causa da rotina atribulada. Existem pessoas dispostas a encarar este desafio e trabalhar pela alegria de contribuir e ver uma causa se materializar, tomar forma, ajudar. E é graças a elas que muitas das carências da sociedade e do meio-ambiente são supridas.

São os voluntários. E sua atuação é tão importante que dia 28 de agosto, foi estabelecido pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, o Dia Nacional do Voluntariado. O objetivo é reconhecer e homenagear o trabalho dessas pessoas que dedicam seu tempo e seus talentos a causas de interesse social, sem recebimento de qualquer tipo de remuneração, em entidades públicas ou instituições privadas sem fins lucrativos.

Para as instituições e causas, o trabalho voluntário tem uma importância sem precedentes, representando, muitas vezes, a viabilidade das atividades. Por não serem voltadas ao lucro, seus recursos dependem, muitas vezes, de doações e nem sempre são o suficiente para manter uma equipe numerosa.

Aqui, entra a força de trabalho dos voluntários, que podem atuar nas mais diversas áreas, presencialmente ou remotamente, no tempo que tiverem disponível. Embora seja possível contribuir dentro de sua área de atuação, há também a possibilidade de exercer atividades que não exigem diploma, da doação de sangue a grupos de trabalho para livrar uma nascente da poluição.

Não são apenas as instituições e a sociedade que ganham: O grande ganho para o voluntário é poder aprender com as diversas realidades das instituições em que eles atuam, conhecer novas pessoas e aplicar seus conhecimentos em locais que muitas vezes não têm ninguém com esse conhecimento.

Centro de Ação Voluntária em Curitiba

Em Curitiba, o CAV coordena a relação entre voluntários, empresas e instituições que precisam deste apoio – atualmente, são mais de 120 instituições cooperadas na capital -, facilitando a comunicação entre quem precisa e quem pode oferecer seu trabalho.

Fruto do movimento nacional Comunidade Solidária, promovido por Ruth Cardoso, então primeira-dama, o CAV foi inaugurado em 1998, juntamente com seis outros centros pelo Brasil. Hoje, o centro trabalha uma série de iniciativas, entre elas o projeto educacional "Sou Cidadão" em escolas e colégios públicos da capital e o "Multiplicação Voluntária", com o objetivo de criar centros em cidades no interior paranaense. Porém entre todos os serviços ofertados, a Palestra Informativa Semanal "O que é ser voluntário", da qual as instituições solicitam que os voluntários participem, é a mais buscada pelos candidatos ao trabalho voluntário. Cerca de 35 mil pessoas já assistiram nestes 19 anos de CAV. A palestra informativa acontece toda segunda-feira e especialmente a cada dois meses aos sábados e os horários estão disponíveis em nossos site www.acaovoluntaria.org.br - onde os voluntários também podem realizar seu cadastro e procurar por vagas de seu interesse.

 

Mariana Ohde, jornalista voluntária do CAV - Centro de Ação Voluntária de Curitiba.

Atualizada 2017 por Aline Vonsovicz. 

CLASSIFICADOS SOCIAIS >> ver todos

  • Comunicação social -

    Assessorar a Instituição na elaboração e disparo de releases para imprensa tendo...

    Leia mais(+)
  • Eletrecista

    Olá pessoa, tudo bem? Nos aqui do Projeto Vida, estamos ampliando e transferindo...

    Leia mais(+)
  • Noite do Pastel AFECE

    Ser Ágil, Dinâmico, Comunicativo, pois auxiliara no preparo, Montagem e fritar os...

    Leia mais(+)


Últimas no Twitter

Centro de Ação Voluntária de Curitiba - Todos os direitos reservados - Termos de uso