Escolha a
Cidade:

ss
Login
Esqueci a senha

O que você faz

Transforma o mundo.


Voltar

Notícias



13/11/2017 | As grandes empresas como agentes fomentadores do trabalho voluntário



As sociedades democráticas estão organizadas em três setores. De modo simplificado, podemos definir que o primeiro setor corresponde ao Estado, que tem como objetivo a busca do interesse público; o segundo setor que é composto pelas empresas, que atuam na atividade econômica visando obter lucro; e o terceiro setor corresponde as organizações da sociedade civil, que desempenham atividades as quais o Estado, por qualquer motivo, não atende de maneira satisfatória.

Não obstante possuírem objetivos muito diferentes, cada vez mais é possível identificar uma aproximação das empresas com as organizações da sociedade civil. As instituições do terceiro setor buscam com as empresas recursos e parcerias para atingir seus objetivos, que, em razão da autonomia econômica, se tornaram as principais financiadoras de projetos sociais. Empresas de grande porte investem em programas de voluntariado empresarial, estimulando seus colaboradores a realizarem ações voluntárias.

Os empresários perceberam que podem atingir seus objetivos econômicos e também atuar ativamente como instrumento de mudança social. Ao fazer isso são reconhecidas pela sociedade como tal, construindo uma imagem positiva da empresa.

De outro lado as organizações da sociedade civil recebem importante aporte de recursos para atingir seus objetivos, sem os quais, muitas vezes, inviabilizaria sua atuação. É uma relação ganha-ganha.

Grandes empresas como AMIL, Itaú, Banco do Brasil, Gerdau, C&A, Boticário, Nissan, Itaipu, apenas para citar alguns exemplos, possuem iniciativas para estimular seus colaboradores a realizar algum tipo de ação voluntária. Por possuírem milhares de colaboradores, realizaram incontáveis ações impactando de maneira relevante no terceiro setor.

Cada vez mais há uma aproximação entre os setores da sociedade, a percepção de estamos todos, de alguma maneira, ligados é um grande estímulo para fazer trabalho voluntário. Se na sua empresa não existe programa de voluntários, o CAV possui diversas vagas de organizações da sociedade civil disponível, basta acessar o sitewww.acaovoluntaria.org.br.

 

Imagem: Gazeta do Povo

Diógenes Justechechen, voluntário do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba

Artigo escrito originalmente para o blog Giro Sustentável do Instituto GRPCOM em novembro de 2017.


CLASSIFICADOS SOCIAIS >> ver todos

  • Cadastro de Notas Fiscais

    Lançamento de notas fiscais no site "Nota Fiscal Paraná"...

    Leia mais(+)
  • Comunicação social -

    Assessorar a Instituição na elaboração e disparo de releases para imprensa tendo...

    Leia mais(+)
  • acompanhamento de

    Estar fisica e emocionalmente apto para atuar em instituição de saúde....

    Leia mais(+)

Últimas no Twitter

Centro de Ação Voluntária de Curitiba - Todos os direitos reservados - Termos de uso