Escolha a
Cidade:

ss
Login
Esqueci a senha

O que você faz

Transforma o mundo.


Voltar

Notícias



02/02/2018 | Terceiro Setor e sua importância na sociedade



Terceiro Setor e sua importância na sociedade
 
    Você provavelmente já ouviu falar em Terceiro Setor. E deve imaginar que está ligado à instituições beneficentes e de alguma forma relacionado ao trabalho voluntário. Mas por quê?
    A sociedade atual foi dividida em três setores. O primeiro é formado pelo Governo, responsável pelas questões sociais. O segundo é formado pelas empresas privadas. O terceiro setor contribui para chegar a locais onde o Estado não conseguiu, fazendo ações solidárias, portanto possui um papel fundamental na sociedade.
    A maior parte das instituições do Terceiro Setor é composta por ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público). Elas recebem repasses de verba do governo e apoio de entidades privadas. Atuam em diferentes frentes, como auxiliando crianças carentes, idosos, portadores de necessidades especiais, ou também defendendo causas, como os direitos da mulher, e a preservação do meio ambiente.
 
Mas porque o trabalho voluntário é tão importante para o Terceiro Setor?
    Segundo o portal de pesquisa Filantropia.org, cerca de 82% do quadro funcional das entidades do terceiro setor é composta por trabalhadores voluntários.
    De acordo com o Portal Educação, “o voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário”.
    Como o terceiro setor está diretamente ligado à responsabilidade social, é neste segmento que o voluntário pode contribuir, através de seu trabalho, somando forças com as ações do governo e das empresas privadas para auxiliar as entidades beneficentes e contribuir para uma sociedade melhor.
    Portanto, se cada esfera da sociedade contribuir, seja através de repasse financeiro, ou através do trabalho, será possível dar continuidade às atividades das entidades do terceiro setor, e então melhorar o desenvolvimento social.
 
Luiza Schuves, jornalista voluntária do CAV.


CLASSIFICADOS SOCIAIS >> ver todos

  • Designer

    Criar artes para divulgação....

    Leia mais(+)
  • Oficineiro com crianças

    Gostar de trabalhar com crianças....

    Leia mais(+)
  • Administração

    Lançar cupons para o Nota Paraná. ...

    Leia mais(+)

Últimas no Twitter

Centro de Ação Voluntária de Curitiba - Todos os direitos reservados - Termos de uso