Escolha a
Cidade:

ss
Login
Esqueci a senha

Mudar o mundo

está em nossas mãos.


Voltar

Notícias



20/08/2018 | Projeto Sou Cidadão 2018



    O Projeto Sou Cidadão, que é realizado desde 2011 pelo Instituto Cidadania e Voluntariado, teve mais uma etapa de aplicação finalizada no dia 17 de agosto. Realizado na instituição Alvorecer Ação Social e Educacional, o projeto pôde integrar a grade de ensino da instituição, agregando valores e princípios de cidadania para os adolescentes que, por meio de aulas e atividades praticas, puderam aprender a importância de uma conscientização cidadã no cotidiano e a necessidade de uma atuação partícipe na sua própria comunidade.

 

   Um ciclo foi encerrado, e agora integra a história deste projeto que já pôde atender a mais de mil adolescentes na grande Curitiba, sempre tendo como premissa ensinar, de maneira qualificada e atenciosa, as jovens mentes que irão conduzir a sociedade no dia de amanhã a terem uma conscientização social, vindo a incentivar que desenvolvam dentro de si a vontade de ajudar ao seu próximo e a contribuírem de maneira ativa para com a comunidade em que vivem, por meio de ações voluntárias e atitudes cidadãs.

 

   Como um projeto de conclusão, os próprios alunos tiveram a iniciativa de realizar uma ação voluntária, se organizando em grupos para realizar uma arrecadação de mantimentos e roupas para doar para famílias carentes da região. A ação teve resultados além do que era esperada, a atuação envolvente dos adolescentes mobilizou a comunidade e a arrecadou uma quantidade surpreendente doações. Os adolescentes puderam ver na prática como uma atuação pequena pode se tornar grande quando feita com boas intenções e como é importante trabalhar em conjunto.

 

   Fala de Ana Lúcia, coordenadora da Alvorecer: “Nós temos uma parceria muito antiga com o iCAV, sempre trabalhamos juntos, mas quando eles nos apresentaram o projeto Sou Cidadão, brilhou o olho de todos na instituição, porque não tem como ser gente se você não for cidadão e esse aprendizado muitas vezes a gente não tem acesso, e muitos falam de cidadania, mas poucos conhecem o que é realmente ser um bom cidadão.”

   Fala de aluna atendida pelo projeto: “foi muito gratificante pra mim, todo mundo do grupo ajudou pra conseguir as doações, até os aprendizes que não eram do projeto, o que fez todo mundo se sentir parte do programa e eu só tenho a agradecer. O projeto mudou muita gente aqui, até mesmo eu”.

Alvorecer Ação Social e Educacional , instituição com mais de 20 anos no atendimento a adolescentes em situação de vulnerabilidade social da região, está situada na Rua Pedro Eloy de Souza, 1121, no Bairro Alto.

   Com mais essa realização, o Instituto Cidadania e Voluntariado segue firme nos seus objetivos de fomentar uma conscientização cidadã na comunidade, sempre levando a frente os princípios de voluntariado e cidadania para os mais diversos públicos, mas sempre com o mesmo ideal, mudar o mundo.

Assessoria de Comunicação iCAV

 


CLASSIFICADOS SOCIAIS >> ver todos

  • Jornalista

    Habilidades: Comunicativo, saber trabalhar em equipe, conhecimento do Terceiro...

    Leia mais(+)
  • Apoio à Palestras

    Ter mais de 18 anos - disponibilidade de 3 horas mensais - facilidade em se...

    Leia mais(+)
  • Apoio Eventos e área

    Ações de pré, durante e pós-evento; Contatos através de telefone, mídias...

    Leia mais(+)

Últimas no Twitter

Centro de Ação Voluntária de Curitiba - Todos os direitos reservados - Termos de uso