Escolha a
Cidade:

ss
Login
Esqueci a senha

Mudar o mundo

está em nossas mãos.


Voltar

Notícias



06/12/2018 | Movimento de Valorização do Voluntariado



Dia Internacional do Voluntário: Reunião entre Instituições cria o MVV – Movimento de Valorização do Voluntariado. 

Neste dia 05.12 é comemorado o dia Internacional do Voluntário e para celebrar,6 entidades que atuam ou têm interesse na causa do voluntariado, se reuniram paraparticipar de um bate-papo sobre os rumos e desafios para 2019.

O encontro ocorreu na manhã do dia 05.12, na OZ Espaço Criativo e contou coma participação de representantes do iCAV (Instituto Cidadania e Voluntariado), da AVA (Associação dos Voluntários Amigos), da ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças), a Startup Free Helper, o Instituto Legado, Instituto GRPCOM e CPCE(Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, do Sistema FIEP).

Cada instituição participante contou com um representante, que apresentou a entidade, suas atividades e os projetos em andamento. Na sequência foram debatidos pontos que podem ser melhorados para fortalecer o trabalho voluntário em Curitiba e região. Durante a conversa os participantes perceberam que os trabalhos de cada instituição podem ser unidos para desenvolver as melhorias necessárias para o trabalho voluntário, decidindo iniciar o MVV – Movimento de Valorização do Voluntariado.

Para a Gabriela, do Instituto GRPCOM, é importante preparar as instituições para receber os voluntários, para que estejam organizadas a ponto de despertar o interesse a continuidade na ação. Para a Regiane do iCAV e para a Sandra do CPCE, o trabalho voluntário vai além do assistencialismo, sendo importante de várias formas para as instituições e por isso precisa ser estimulado e valorizado. A Tânia da AVA citou aimportância das ODS, que são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela ONU. Para ela, a melhoria na sociedade e no mundo começa se cada indivíduo buscar algo dentro dos 17 objetivos que se identifica e agir para melhorar a realidade ao ser entorno, e na instituição onde atua. 

A Jaqueline e o Luis Felipe apresentaram a Free Helper, uma startup social, sem fins lucrativos, que atua com o voluntariado executivo, ou seja, faz a ponte entre as instituições que precisam, com os voluntários de áreas específicas, que podem prestar serviços pontuais como auxílio na gestão financeira, projetos de marketing, e assessoria jurídica. Tudo ocorre de forma fácil e rápida e pode ser feita remotamente, sem apresença física do voluntário na instituição. Já a Isabela da ASID contou que a instituição possui o foco na inclusão social e atua com assessoria em gestão para organizações que atendem pessoas com deficiência.

O recém criado MVV já tem uma próxima reunião agendada para fevereiro e a o primeiro assunto a ser abordado será o desenvolvimento de um projeto de gestão de voluntários para OSCs.

Com a união entre as instituições, mais pode ser feito para continuação do trabalho voluntário, para que juntos possamos fazer cada vez mais e melhor para a sociedade e para o nosso mundo.

Desejamos a todos um Feliz Dia Internacional do Voluntário!

 

Luiza Schuves, jornalista voluntária do iCAV.
 

    Nenhum evento cadastrado

CLASSIFICADOS SOCIAIS >> ver todos

  • Miniempresa - Adviser

    Perfil de pessoa empreendedora de sonhos e negócios, com habilidade de condução de...

    Leia mais(+)
  • Manutenção/Pequenos

    manutenção/conservação de ambiente, pintura em salas de aula, jardinagem,...

    Leia mais(+)
  • Bingo Beneficente da ONG

    Atendimento ao público na cantina, lojinha de produtos e no salão do bingo. ...

    Leia mais(+)

Últimas no Twitter

Centro de Ação Voluntária de Curitiba - Todos os direitos reservados - Termos de uso