Escolha a
Cidade:

ss
Login
Esqueci a senha

Mudar o mundo

está em nossas mãos.


Voltar

Notícias



15/02/2019 | Movimento de Valorização do Voluntariado



No dia 15 de fevereiro houve o primeiro encontro do Movimento de Valorização do Voluntariado em 2019. Realizado no Instituto Legado, o encontro contou com a presença de instituições colaboradoras do voluntariado, onde estas puderam representar suas causas em torno de um objetivo em comum, enriquecer o voluntariado em Curitiba e Região. 
 
Tendo em vista os acontecimentos catastróficos ocorridos recentemente em âmbito nacional, surgiu o questionamento sobre a importância do voluntariado em tais situações, levantando a questão do preparo para lidar com essas ocorrências e quais seriam as medidas fundamentais para possibilitar a maior redução de danos possíveis. Buscando levantar este debate de maneira instrutiva, o MVV convidou representantes da Defesa Civil do Estado do Paraná para dialogar sobre o preparo, procedimentos, e toda a gestão por trás de uma ação voluntária de emergência, levando aprendizados importantes para os presentes que, por meio do Capitão do Corpo de Bombeiros, Romero Nunes, puderam entender a dimensão do trabalho da defesa civil em escala municipal, estadual e Federal, além de ter uma ampla visão da importância que o serviço voluntário pode receber nestas condições. Fora explicado ainda o funcionamento do sistema próprio de voluntários, que conta com mais de três mil voluntários de prontidão para atender as demandas emergenciais.
 
Além de manter um sistema ativo de comunicação, a Defesa Civil promove regularmente capacitações com os seus voluntários, apresentando os procedimentos corretos em determinadas situações e passando conhecimentos básicos de primeiros socorros e atendimento a vitimas. Promovem também simulações de atuação em áreas tidas como zonas de risco, onde há possibilidades de situações de emergência, além de manter capacitações, inclusive internacionais, frequentes com o seu contingente próprio, visando uma melhora e eficácia no atendimento as situações de emergência. 
 
O MVV vê uma grande importância em as instituições e a sociedade civil se manterem informadas sobre tais atividades, pois é um grande trabalho realizado e que necessita de pessoas comprometidas para a sua execução.  Além de valorizar esta grande atuação humanitária, o MVV se coloca à disposição destes órgãos, procurando colaborar com a disseminação e eficácia do trabalho realizado.
 
Assessoria de Comunicação iCAV
 


 


CLASSIFICADOS SOCIAIS >> ver todos

  • Recepcionista

    Simpatia, paciencia, atenção, facilidade em tratar o publico...

    Leia mais(+)
  • Voluntários Embaixadores

    Buscamos pessoas com habilidades em : Condução de diálogos, desenvolvimento de...

    Leia mais(+)
  • Introdução ao Mundo do

    Disponibilidade para falar em público com jovens Vontade e familiaridade com temas...

    Leia mais(+)

Últimas no Twitter

Centro de Ação Voluntária de Curitiba - Todos os direitos reservados - Termos de uso