A sidra crua é tão perigosa quanto o leite cru

leite cru

Cidra de maçã fresca de uma barraca de fazenda é ótima, mas certifique-se de que ela não esteja cheia de bactérias.

Entre, sente-se. Nós tivemos uma pequena conversa sobre pasteurização pela última vez quando falávamos sobre leite cru . O leite nas lojas é pasteurizado para matar micróbios que podem deixá-lo doente, mas ocasionalmente as pessoas procuram leite “cru” que pulou esse processo. (Esta é uma má ideia. Não faça isso.) Agora que é temporada de sidra de maçã, os departamentos de saúde estão implorando para que você perceba que o mesmo problema se aplica à sidra. O que é pasteurização mesmo? 

A sidra e alguns outros produtos alimentícios podem ser tratados com pasteurização térmica, um procedimento que usa luz ultravioleta para matar micróbios.

A pasteurização tradicional (a quente) é um processo no qual o alimento é levado a uma temperatura alta, geralmente 140 graus Fahrenheit, por um tempo longo o suficiente para matar bactérias. Notavelmente, esta não é a mesma temperatura da fervura (212 graus), então você não obtém os mesmos efeitos de sabor ou textura como se o alimento fosse fervido. Por exemplo, os ovos podem ser pasteurizados , e eles podem ter um branco ligeiramente mais opaco do que os ovos crus, mas eles ainda são crus e você não os confundiria com ovos cozidos. 

O processo, nomeado em homenagem ao microbiologista pioneiro Louis Pasteur, foi originalmente inventado para interromper o processo de fermentação no vinho e na cerveja. (À medida que os micróbios continuam a fermentar o vinho, ele se torna mais ácido.) Hoje, é comumente usado em muitos produtos alimentícios e também pode ser feito com luz ultravioleta em vez de calor. 

Quase todo leite vendido em supermercados é pasteurizado. (Dependendo do seu estado, o leite cru é um produto especial ou completamente ilegal.) O mesmo vale para a maioria dos sucos de frutas. Se você estiver comprando os produtos mais baratos ou comuns da sua loja local de departamentos, não precisa se preocupar com isso.

Como saber se sua sidra de maçã é pasteurizada? 

Se você comprar sua sidra de maçã em uma garrafa de longa duração no supermercado, pode esperar que ela seja pasteurizada. (Verifique o rótulo para ter certeza; sucos não pasteurizados, incluindo sidra, são obrigados a ter um aviso.) Mas se você for a uma fazenda para colher suas próprias maçãs ou aproveitar um passeio de carroça até o canteiro de abóboras, pode ser que lhe ofereçam uma xícara de sidra fresca da fazenda. 

Muitas fazendas e pomares pasteurizam ou tratam sua sidra com UV, mas ocasionalmente não o fazem. O Food Safety News cita dois surtos de E. coli , em 2015 e 2017, ambos de sidra de maçã servida em pomares da Califórnia. Um deixou sete pessoas doentes, o outro, 13.

Se você beber sidra de maçã de uma fazenda, bar de sucos ou qualquer outro lugar onde não consiga ver um rótulo, certifique-se de perguntar se ela foi pasteurizada. Algumas fazendas usam termos como “processado por UV” em vez de pasteurizado, mas elas devem ser capazes de dizer o que isso significa e se está em conformidade com os regulamentos de saúde locais.